Areré

Areré

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

LEÔNIA MEDEIROS DE SOUZA - A HISTÓRIA CONTINUA



LEÔNIA MEDEIROS DE SOUZA[i]

Nasceu no dia 28 de agosto de 1928 no Sítio Ipiranga, município de Florânia. Em 1934 foi morar, juntamente com seus pais, na Fazenda Santa Bárbara, na época pertencente ao município de Augusto Severo, hoje Campo Grande. Chegando lá, estudou no Grupo Escolar “Professor Felipe Neri”, no então povoado de Tapera. Sua primeira professora foi a Srª Maria Fausta de Carvalho.
Em 19 de janeiro de 1946, Leônia casou-se com José Ramalho de Souza, tabelião público de Augusto Severo, tendo como frutos desta união, 07 filhos.
Leônia foi diretora da maternidade “Ana Tavares Jácome”, Presidente do Clube das mães “Ana Tavares Jácome”, em Augusto Severo, e Presidente de Honra do Centro Comunitário “Francisco Augusto de Medeiros”, em Triunfo Potiguar. Lá, durante seis anos, fez uns dos maiores trabalhos assistenciais do município que incluía, dentre outras ações, a distribuição de feiras para famílias carentes e enxovais para recém-nascidos. Também foi responsável por outras benfeitorias para população de Triunfo, tais como a construção do primeiro Chafariz da cidade e a ativação da maternidade “Etelvina Vieira de Melo”.
Por infortúnio, Dona Leônia ficou viúva aos 31 anos de idade, precisando assumir, sozinha, a criação de seus filhos. Após o falecimento de seu esposo, trabalhou como ajudante de cartório, ofício este recebido por herança. Depois foi concursada e nomeada Tabeliã Pública no Município de Barra de Maxaranguape no litoral norte potiguar, sendo posteriormente transferida para a cidade de PARAÚ-RN e em seguida para Augusto Severo, onde se aposentou e vive atualmente.
Leônia Medeiros foi pioneira no seu tempo. Viúva muito jovem, assumiu todas as responsabilidades profissionais e do lar que lhe foram confiadas. Com dedicação, coragem, e com a força do seu trabalho, criou, não só seus filhos, mas também ajudou a educar alguns de seus netos e bisnetos. Por isso, sempre foi, para todos que a conhecem, sinônimo de força e determinação. Mulher dedicada, que enfrentou inúmeros problemas ao longo da vida, Leônia nunca se deixou abater ou desanimar, levando consigo uma fé inabalável em Deus, nas pessoas e na vida.
Pode-se dizer que Leônia é um verdadeiro porto seguro para toda a família, porque, muitas vezes, abraçou, e ainda abraça, as causas de todos, doando-se por inteiro àqueles que ama.
O mais interessante é que mesmo diante de tantos feitos dignos de reconhecimento, Leônia sempre manteve uma postura discreta, nunca se vangloriando ou buscando sua autopromoção.
Atualmente, aos 87 anos, a filha mais velha do casal Chico Augusto e Senhorinha, e hoje matriarca da família Medeiros, possui um legado de 03 filhos, 25 netos, 50 bisnetos e 10 trinetos; e com certeza o carinho, a admiração e o respeito de todos os presentes nesta noite que foi feita, especial e merecidamente, em sua homenagem!
Fiquemos todos de pé, e com uma salva de palmas, saudemos a amada Dona Leônia Medeiros, homenageada neste III Encontro da Família Medeiros!!!



[i] Texto  com  diversas adaptações , lido no  Cerimonial do III Encontro da Família Medeiros, na Fazenda Santa Bárbara, em Triunfo Potiguar, por Fabiano Régis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário